$ s

Saiba quanto tempo demora para criar um aplicativo

Quanto tempo demora para criar um aplicativo?

Depende! Como já adiantamos na introdução deste texto, o tempo é bastante variável, dependendo do projeto e principalmente da forma como o desenvolvimento do app acontece.

Quando uma empresa contrata um desenvolvedor ou uma equipe que desenvolve o aplicativo do zero, o tempo tende a ser bastante extenso, visto que é preciso alinhar etapas conceituais e técnicas. Dessa forma, o desenvolvimento passa pelas seguintes etapas:

Planejamento e design

O planejamento serve para alinhar as expectativas da marca e definir estratégias para que o app seja efetivo para o público. Assim, uma série de informações são analisadas, para criar um planejamento do app. Além disso, o design também é definido nessa etapa, com o objetivo de simplificar o uso e tornar o app mais intuitivo. Normalmente essa etapa dura alguns meses.

Desenvolvimento

É quando o app “sai do papel”. Na primeira etapa é apresentado um protótipo e algumas telas, mas no desenvolvimento o app é preparado para funcionar de fato. Costuma ser a etapa mais demorada, que varia de alguns meses, até um ano.

Testes e lançamento

Por fim, é preciso verificar se tudo está de acordo. Nessa etapa, uma equipe irá testar a usabilidade do aplicativo, integração com outros canais e corrigir possíveis bugs. Feito isso, o lançamento é pelo Google Play e App Store.

O lançamento parece algo simples, mas é preciso que o app esteja de acordo com as diretrizes das lojas. Se tudo estiver certo, o lançamento ocorre em poucas semanas, até um mês.

 

Autor

Rene Rocha