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A importância da acessibilidade digital em aplicativos

Investir na acessibilidade digital em aplicativos pode ser um grande diferencial da sua empresa. Afinal, tornar algo acessível significa atrair mais pessoas, além de promover espaços com equidade e inclusão.

De acordo com dados do IBGE, cerca de 30 milhões de pessoas que estão na internet precisam de acessibilidade. Nesse número, entram pessoas que precisam de uma atenção maior e ter suas necessidades especiais atendidas. Esse grupo contempla pessoas com deficiência (PCDs), idosos, pessoas com daltonismo e pessoas disléxicas.

Ainda segundo os mesmos dados, cerca de 57% das PCDs no Brasil usam a internet com frequência, o que mostra a urgência em tornar os espaços mais inclusivos. Afinal, o número é alto, mas ainda quase metade da população PCD não tem acesso e a falta de inclusão é um dos motivos.

O que é acessibilidade digital?

A acessibilidade digital é um conjunto de práticas empregadas para eliminar barreiras e possíveis dificuldades do acesso de grupos como PCDs, idosos e pessoas com dislexia, entre outros. Assim, o objetivo é garantir que todas as pessoas tenham condições igualitárias de acesso à internet.

Vale lembrar que qualquer pessoa merece ter acesso digno aos meios de comunicação, além de ter uma vida ativa, estudar, ter poder de compra e aproveitar todo o entretenimento disponível na internet. É por esse motivo que a acessibilidade digital se preocupa com o acesso de pessoas com deficiência, idosos e outros grupos que costumam encontrar barreiras para o seu acesso à rede.

Qual a importância da acessibilidade digital em aplicativos?

A tecnologia cada vez mais faz parte do nosso cotidiano. Diariamente, acessamos a internet por meio de nossos computadores ou smartphones, seja para buscar entretenimento, trabalhar, estudar, fazer compras, entre outras atividades. Quem está internet todos os dias tem até dificuldade em pensar em como seria a vida sem ela, não é mesmo?

Agora imagine que milhões de cidadãos brasileiros e em todo o mundo encontram uma série de barreiras que outras pessoas não encontram. Pessoas com deficiência ou problemas de visão podem achar as letras pequenas demais ou pior, são impedidos de usar uma série de recursos que estão disponíveis apenas por texto, no caso de comprometimento total da visão. E esse é apenas um exemplo.

Desde 2016 está em vigor no Brasil a Lei da Inclusão, a qual estabelece que todas as páginas da web de organizações com sede no Brasil devem ter práticas inclusivas. Contudo, apesar da lei, poucos sites e aplicativos realmente se importam com a acessibilidade.

O fato é que além de diminuir as desigualdades, um aplicativo com acessibilidade digital também oferece diversos benefícios para as empresas.

Qual a importância para as marcas?

Constantemente muitas marcas fazem belos discursos sobre a importância da inclusão e diversidade. Contudo, muitas ainda se veem perdidas sem saber como aplicar a acessibilidade na prática, começar pelo site, aplicativo e outros canais de comunicação da marca é um bom caminho. Assim, ter um app acessível é importante para a marca pelos seguintes motivos:

  • Amplia o público;
  • Traz experiências positivas para os clientes com necessidades especiais;
  • Melhora a imagem da marca no mercado;
  • Otimização: seu site ou app têm mais chances de aparecer nos primeiros resultados.

Autor

Rene Rocha